Evva FotoBlog

Turismo de Experiências e Comunicação

Você conhece as piscinas naturais de Balneário Camboriú

Você conhece as piscinas naturais de Balneário Camboriú

A cidade do agito e das badalações, uma das mais urbanizadas do litoral catarinense, mas que também reserva um lado ecológico intocado ainda. Com trilhas ecológicas, nascentes na areia da praia e piscinas naturais.

Uma das trilhas pouco conhecidas é a do costão da praia de Taquaras na Interpraias, mais precisamente na Ponta da Galheta, tem aproximadamente 1.200 metros, a trilha é fácil, tem que se tomar cuidado nas pedras, pois no fim da trilha até chegar nas piscinas é só decida pelo costão.

A trilha leva a um dos lugares que as terras da Capital do Turismo mais avança adentro do Oceano, é onde estão localizada as maiores piscinas naturais da nossa região. Com tempo aberto visualiza-se a Ilha das Gallés, a Ilha de Porto Belo, o Morro do Caixa d’Aço e uma grande parte de Itapema.

O acesso principal é pela última rua da Praia de Taquaras, no final da servidão tem um portão que é onde inicia-se a trilha, pela propriedade particular do seu Santinho. Chegando com respeito e seriedade você receberá licença e boas-vindas para passar por sua propriedade, aproveite para adquirir o que tem de mais saboroso   Taquaras, os peixes, camarões e frutos do mar frescos providos de esforços diários da lida do meu amigo pescador, Santinho.

Voltando à trilha, a caminhada é por dentro da mata, no início é meio fechada, mas o visual vai se abrindo e mesclando com o infinito do mar, juntamente com as árvores e as montanhas verdes, formando um cenário pra lá de espetacular.

A água de cor esmeralda, o verde da mata com o som dos pássaros trás uma tranquilidade de espirito que para os amantes da natureza é o lugar certo, menos de 15 minutos do maior centro urbano do litoral temos esse paraíso.  Outra opção é o costão do Pontal Norte, onde o deck facilita o acesso à praia, mas as maravilhas estão no final da praia do Buraco, uma caminhada pela areia e mais uns metros no outro deck chega-se nas piscinas naturais do Pontal Norte, ou como meu amigo historiador Isaque Borba Correa denomina, “Costão do Cocoroco”. É um dos únicos lugares que eu conheço no litoral que tem uma nascente de água cristalina e potável na areia da praia.

No local além do visual esplêndido tem algumas piscinas naturais com fundo de areia e de conchinhas. Outras opções são, o costão da Aguada na Interpraias, a trilha de Laranjeiras e o costão da Praia do Pinho. Venha conhecer, mas com muita consciência ecológica. Algumas vezes tenho receio de publicar dicas e sugestões de lugares que são realmente santuários ecológicos, pois a falta de educação ambiental está infiltrada na cultura de certos visitantes, é triste, mas é realidade!

A dica fica aí, nada se tira além de fotos. E nada se deixa além das pegadas. Venha conhecer com consciência.

Texto: Marcos Vinicios Pagelkopf | Fotos: Jerusa Malinoski
Agência Evva

Agência Evva

Evva Foto Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *