De MBA em Comunicação ao universo pet: a história inspiradora de Meri, fundadora da Patinhas Agropet
Por Jerusa Soares – Jornalista | Revista & Jornal EVVA
📰 Edição especial – Mulheres que movem Itapoá
Em apenas dois meses de portas abertas, a Patinhas Agropet, em Itapoá (SC), já conquistou clientes com seu atendimento próximo, produtos de qualidade e muito amor pelos animais. Por trás dessa nova marca está Meri, uma mulher determinada, formada em Economia e com MBA em Gestão da Comunicação Pública e Empresarial, que decidiu transformar conhecimento corporativo em um negócio com alma e propósito.

Jerusa: Quem é a Meri por trás da empresária?
Conta pra gente um pouco da sua trajetória — como foi sair do mundo da gestão e do marketing para empreender no segmento agro e pet.
Meri: Sou a Rosimeri, mas todos me conhecem como Meri, apaixonada por relacionamento com o público e comunicação e com um sonho antigo de ter meu próprio negócio. A busca em realizar esse sonho com o apoio do meu marido Ademir, foi o que deu coragem para entrar em um novo ramo de negócio, numa nova cidade, já que sou natural de Ponta Grossa, a princesa dos Campos Gerais do Paraná. Abrir a Patinhas Agropet foi e continua sendo um grande desafio, pois o aprendizado é constante e necessário para atender a demanda do público e as nossas expectativas enquanto empreendedores.
Jerusa: O que te inspirou a criar a Patinhas Agropet em Itapoá?
Foi uma decisão estratégica, uma paixão pelos animais ou um novo propósito de vida que te motivou?
Meri:Começar algo novo aos 50 anos, confesso que foi o que mais me motivou, a sensação de que não tinha mais tempo a perder. Sempre gostei de animais, acredito que são seres iluminados que nos escolhem como tutores e que mudam nossas vidas. Conhecer mais sobre o universo animal, o movimento da indústria pet no Brasil, o investimento em novos produtos, tudo é fascinante. Sabe quando o olhar muda? Antes eu comprava a ração para meus pets, hoje enxergo com outros olhos, a variedade de produtos, a inovação, a especificidade para cada animal, é uma outra forma de ver como esse universo é gigantesco. E esse sonho se somou à vontade de estar permanentemente em Itapoá, um casamento perfeito.

Jerusa: Quando essa virada de chave aconteceu?
Em que momento você decidiu que era hora de colocar o plano em prática e abrir as portas da Patinhas Agropet?
Meri:Depois de muita conversa, analisando pós e contras com meu marido, decidimos que era hora de arriscar, que era o momento de realizarmos o antigo sonho de morar na praia. Em junho deste ano, arrumamos as malas e nos mudamos definitivamente para Itapoá.

Jerusa: Como foi o processo de abrir o negócio do zero em uma nova cidade
Quais foram os maiores desafios e aprendizados desde a inauguração até agora?
Meri: Escolher o espaço para a loja foi cansativo, mas conseguimos nos fixar onde entendemos que seria o ponto adequado. A busca por fornecedores também foi desafiadora, mas aos poucos está fluindo, pois a cada dia a demanda por um tipo de ração, uma marca diferente aumenta.Acredito que o maior desafio de todos é não sermos conhecidos na cidade, estudar o mercado nessas condições é ainda mais difícil. Contudo conseguimos ótimos fornecedores, uma parceria com um veterinário experiente e super profissional que faz fluir o negócio. Mas o grande aprendizado é que somos capazes de realizar coisas que nem imaginavámos, pois simplesmente mergulhamos com muita coragem e fé nesse propósito. E maior presente são nossos clientes, que aos poucos vão chegando, conhecendo e nos prestigiando.

Jerusa: Porque Itapoá?
O que te fez escolher essa cidade para investir, morar e iniciar essa nova jornada empreendedora?
Meri: Itapoá é nosso refúgio há aproximadamente 4 anos, somos apaixonados por esse lugar. Além disso, é uma cidade que está em constante crescimento, gerando oportunidades para quem não tem medo da batalha. Itapoá tem um potencial econômico gigante que movimenta diversos setores da economia e percebemos que os investimentos crescem a cada dia.
Jerusa: E o que a Patinhas Agropet representa hoje pra você.
Mais do que um comércio, o que esse projeto simboliza na sua caminhada pessoal e profissional?
Meri: Para mim a Patinhas Agropet vai além de oferecer produtos agropecuários e pet de qualidade com atendimento personalizado, é um sonho realizado, a prova de que com esforço, coragem e persistência, podemos ir além. A Patinhas Agropet veio para somar, queremos crescer juntos com Itapoá, acreditamos que cada empreendedor é uma peça de uma engrenagem, todos trabalhando em conjunto, cada um no seu ramo de negócio fazendo de Itapoá a melhor cidade para se viver.

🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾 🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾🐾
Descubra mais sobre Evva
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.