Viroses na praia: saiba como se proteger no verão

Praias impróprias para banho e alimentos contaminados afetam a saúde dos turistas no litoral brasileiro

Estamos no verão, período em que o movimento nas praias aumenta. Muitos turistas escolhem os litorais para descansar e curtir com a família e amigos. Ao mesmo tempo em que o local possa ser bastante divertido, há pequenos imprevistos que podem acabar com o passeio, como as viroses. Recentemente, diversos casos de gastroenterite foram registrados no Brasil, gerando vômitos, febre, diarreia e indisposição, mas os banhistas também podem contrair infecções de pele, garganta, nariz e ouvido.

20250126_083245 Viroses na praia: saiba como se proteger no verão

As principais bactérias que causam essas viroses são Escherichia coli e Enterococcus, encontradas em praias com baixa qualidade da água. Um mar próprio para banho apresenta níveis reduzidos dessas bactérias, enquanto os impróprios são poluídos, geralmente com alta concentração de coliformes fecais. A contaminação também pode ocorrer pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados.

Para evitar esses problemas e ter um passeio tranquilo, a balneabilidade, que é a condição da água, é a principal aliada, pois é ela que determina as condições e a segurança da água. A cor e a aparência do mar não indicam necessariamente sua qualidade. As análises microbiológicas são realizadas em laboratórios, a partir de amostras, para identificar a presença de poluentes e coliformes que podem representar riscos à saúde pública.

Legislação indica quais bactérias devem ser analisadas

O principal contaminante das praias é o esgoto. Em locais sem saneamento básico, acaba sendo lançado em rios, cujo destino são as praias. Embora a contaminação seja mais frequente no mar devido ao fluxo de água, ela também pode ocorrer em piscinas. A legislação que estabelece critérios e limites para a balneabilidade é a RDC 274, criada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e é seguida por empresas, como o laboratório Aquavita, que realiza  análises ambientais focadas na sustentabilidade e qualidade, com ênfase no bem-estar.

20240312_084621-1024x577 Viroses na praia: saiba como se proteger no verão

“A parte bacteriológica e microbiológica dessa RDC fala de dois tipos de bactérias patogênicas (E. coli e enterococcus) provenientes de contaminação fecal, ou seja, vindas do esgoto. Realizar uma análise é muito importante, pois é a partir dela que a gente vê se a praia realmente está própria ou não pro banho”, explica Ana Paula Gonçalves Bohm, CEO da Aquavita.

Para a realização da análise, a Aquavita utiliza diversos insumos e materiais. Na testagem para a identificação da E. coli, o MFC é utilizado para analisar coliformes termotolerantes. Já para a bactéria enterococcus, os meios de cultura e a placa de petri estéril fazem parte dos materiais. Todos os produtos são comercializados pela Kasvi, empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas.

20230918_154609 Viroses na praia: saiba como se proteger no verão

“A verdade é que nós, como turistas, raramente vamos olhar que testes são realizados para a balneabilidade das praias, mas acreditamos que os resultados que são entregues são confiáveis. Para que haja essa confiança, os laboratórios e analistas precisam utilizar produtos de ótima qualidade e que façam sentido para a análise em si. A Kasvi, por exemplo, fornece ótimos produtos para esse tipo de análise, como sacos de amostra para coleta de água, membranas filtrantes para análise das bactérias, meios de cultura específicos e equipamentos, como microscópiosmedidores multiparâmetros e espectrofotômetros, que irão auxiliar nas determinações e quantificações”, destaca Nathalia Nascimento, Assessora Científica da Kasvi.

Como se prevenir de viroses

Embora não exista uma fórmula que garanta 100% de proteção contra a contaminação, alguns cuidados podem ser tomados para garantir uma experiência alegre e saudável. Confira:

  • Na praia, verifique as placas. Elas são colocadas na areia pelas equipes do Corpo de Bombeiros e informam a qualidade atual da água na região;
  • Exija transparência no processo de análise em hotéis e pousadas. Caso você esteja hospedado em locais com piscina, verifique a segurança da água;
  • Evite alimentos preparados em locais com más condições de higiene, além de crus e mal cozidos;
  • Não ingerir bebidas que não estejam lacradas ou que possam ter contato com a água do mar;
  • Caso contraia a virose, hidrate-se, evite compartilhar itens de higiene e procure um posto médico se os sintomas evoluírem.

Sobre a Kasvi

A Kasvi é uma empresa brasileira dedicada a oferecer as melhores soluções para pesquisa, ciência, diagnósticos, estudos e novas descobertas. Com mais de 10 anos de expertise no mercado laboratorial, a Kasvi é referência em produtos e equipamentos de alta performance para indústrias e laboratórios.


Descubra mais sobre Evva

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Escrito por

Jerusa Soares: Jornalista Publicitária Sênior e especialista em Gestão de Tráfego. Desde 2008, atuo com marketing e conteúdo estratégico, abrangendo diversos segmentos como turismo, bem-estar, moda, alimentação, empreendedorismo, educação, esportes, política e e-commerce. Com uma experiência sólida de mais de 15 anos, ajudo empresas locais a aumentarem suas vendas por meio de estratégias de marketing digital bem elaboradas.

Especialidades:
Marketing Digital: Gestão de Tráfego para Anúncios Locais
Criativos para Stories no Instagram, Facebook e WhatsApp
Configuração do Google Meu Negócio

More From Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Categories Evva"s

Conheça a história da Meri, fundadora da Patinhas Agropet-Itapoá/sc

De MBA em Comunicação ao universo pet: a história inspiradora de Meri, fundadora da Patinhas…

Leia mais
Categories Página Inicial

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 157 mil pessoas em setembro

Patrimônio Mundial Natural teve a visita de turistas de 114 países, consolidando-se como um dos…

Leia mais
Categories Página Inicial

Com mais de 4 mil pessoas associadas, Aviva está entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking GPTW

Premiação reconhece excelência em gestão da Aviva, que soma cerca de 4.270 pessoas associadas, forma…

Leia mais