Turismo para a terceira idade cresce no país

Estudo mostra que pessoas com 60+ já correspondem a cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais

image-7 Turismo para a terceira idade cresce no país

São Paulo, julho de 2024 – Com mais qualidade de vida e tempo disponível, é cada vez maior o número de idosos que estão viajando pelo Brasil e pelo mundo afora. De acordo com dados divulgados pela Agência de Notícias do Turismo, pessoas com 60 anos ou mais, correspondem a cerca de 15% dos turistas domésticos e 10% dos internacionais.  Além disso, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a população mundial com 60 anos ou mais ultrapassará 1,4 bilhão em 2030 e chegará a 2,1 bilhões até 2050. No Brasil,  a expectativa do IBGE é que em 2050, 29,3% da população seja composta por idosos, alcançando 66,5 milhões de pessoas.

Diante dessa crescente participação dos idosos no turismo, a contratação de um seguro-viagem que cubra totalmente suas necessidades, se torna cada vez mais essencial. Para se ter uma ideia desse crescimento,  de acordo com dados da Hero Seguros, insurtech referência no ecossistema de seguro-viagem no país, cerca de 10% dos clientes  que contratam o seguro-viagem, são compostos por pessoas 60+. Entre eles, 48% adquirem proteções e benefícios para viajar pelo Brasil, enquanto 24% em viagens para a Europa e 6%  para os EUA.

Para Guilherme Wroclawski, Co-CEO e cofundador da Hero Seguros, a crescente participação dos idosos no turismo é reflexo de uma vida mais ativa e saudável. “Com o avanço da medicina e da tecnologia, vemos que as pessoas acima de 60+ alcançam essa idade com mais qualidade de vida e saúde, podendo aproveitar para viajar e explorar o mundo com mais vigor e entusiasmo. Isso demonstra não apenas uma melhor qualidade de vida, mas também um aumento significativo no turismo pensado para a 3ª idade. Os viajantes com 60 anos ou mais, geralmente aposentados e pensionistas, têm tempo e dinheiro disponíveis. Como são financeiramente independentes, não precisam viajar apenas em feriados ou alta temporada.”, comenta Guilherme. 

As informações estão de acordo com dados sobre o mercado. Entre os diversos fatores que têm impulsionado o aumento das viagens entre esse público, estão justamente o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, que de acordo com dados do IBGE, já chega a 75,8 anos; e o alto poder aquisitivo. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os idosos representam mais de 17% entre os mais ricos do país.

A população idosa tem ganhado cada vez mais destaque no contexto social, econômico e cultural do país e é refletida em eventos como o Dia dos Avós. Comemorada desde 1998, a efeméride foi promovida pela ONG Mensageiros da Paz e adotada em diversos lugares do mundo, celebrando as contribuições dos mais velhos na formação das gerações futuras. 

“O aumento na atividade turística entre os idosos também reflete essa valorização. Na Hero, incentivamos e apoiamos o turismo para esse público sem restrição de contratação, aceitando pessoas de até 99 anos, com várias opções e sem redução de cobertura. A tendência é que eles criem um mercado cada vez mais forte, sendo necessário desenvolver soluções de seguro-viagem mais robustas e que garantam a segurança e a tranquilidade dos viajantes idosos”, finaliza Guilherme.

Sobre a Hero Seguros

Insurtech disruptiva especializada no mercado digital de seguros de viagem, a Hero Seguros foi fundada em março de 2022 por Raphael Swierczynski e Guilherme Wroclawski, profissionais com mais de 20 anos no mercado segurador e digital, e já conta com  números expressivos. Com uma base de clientes de mais de 1 Milhão de clientes segurados e uma média de 70 mil bilhetes emitidos por mês, a empresa atua como uma MGA (Managing General Agent)  em um modelo de negócios B2BC disruptivo, desburocratizando o acesso aos seguros viagem, tornando o processo mais rápido e personalizado. 

Jeh Soares

Jerusa Soares: Jornalista Publicitária Sênior e especialista em Gestão de Tráfego. Desde 2008, atuo com marketing e conteúdo estratégico, abrangendo diversos segmentos como turismo, bem-estar, moda, alimentação, empreendedorismo, educação, esportes, política e e-commerce. Com uma experiência sólida de mais de 15 anos, ajudo empresas locais a aumentarem suas vendas por meio de estratégias de marketing digital bem elaboradas.

Especialidades:
Marketing Digital: Gestão de Tráfego para Anúncios Locais
Criativos para Stories no Instagram, Facebook e WhatsApp
Configuração do Google Meu Negócio

Recommended Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *