Gravatal aprendeu “bem” a lição

As  águas já moveram muitos moinhos, moveram durante décadas as indústrias com a força do vapor.  Por toda existência do homem o acompanha matando sua sede e fazendo a sua higiene.  Estou em visita ao município de Gravatal-SC, detentor do prêmio TERMALIA/2018 de melhor água do Brasil e terceira melhor do mundo.  Aqui tudo gira em torno do turismo e das águas termais. O exame técnico destas águas revelou notável poder terapêutico, aqui se tem um “verdadeiro poço de saúde”.  Gravatal hoje tem aproximadamente 1600 leitos e recebe cerca de 500 mil turistas por ano. Enfim toda cidade gira em torno da água e de seus benefícios turísticos. Vale a pena visitar a região.

A proximidade com vários municípios e todos com uma vocação ao turismo natural, fizeram a cidade de Gravatal refletir que hoje é necessário aplicar os quatro verbos do turismo: Dormir, Comer, Passear e voltar. Com o tempo entenderam que o turismo tem que ser tratado como economia (Negócio) e não como simples lazer. Portanto tem haver orçamento do município para esta pasta (investimento de dinheiro público) evitando se pensar que dinheiro aplicado nesta área é despesa ( sem retorno). Hoje Santa Catarina tem quase 13% de sua arrecadação através do turismo. Por entender que a região precisa criar uma rede de comunicação entre o turista e as cidades, convidou os jornalistas da ABRAJET especializados em turismo e promoveu um City Tour por vários pontos turísticos de Gravatal e também nas cidades vizinhas.

Durante o Fórum foi convidado 32 municípios vizinhos para pensar o turismo de forma coletiva e encontrar soluções que possam melhorar a curto prazo esta indústria tão necessária para o desenvolvimento de todos. Aqui em um raio de 50 quilômetros a região possui: A Serra do Rio do Rastro, o Frio do planalto, o Calor do litoral, a produção de Frutas, diversas praias,fonte de águas termais, fonte de água mineral, visita das baleias, santuários religiosos, gastronomia típica abundante, Canyons maravilhosos. Aprenderam que coletivamente podem oferecer variedades e quantidades de produtos ao turista e juntos se tornarem mais fortes.