Após ser inaugurada, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Fraiburgo tem sua sede definida.

Texto e Imagens: Jerusa Moreira/ Jornalista

A entidade está localizada em um espaço que fica na entrada da UBS Unidade Básica de Saúde no Bairro São José, próximo ao centro. O evento contou com a participação de pessoas ligadas a diversos setores da nossa sociedade como por exemplo o Sr. José Carlos Balestrin, Presidente do Rotary Fraiburgo, Dr. Elton Luiz Borrachini que colabora na assessoria jurídica da rede. Carlos Alberto Marques (popular TITE), naquele ato representando a câmara de vereadores. Srta. Alexandra Iesbik de Deus que representou o Comandante dos Bombeiros Militar de Fraiburgo, Sr. Rafael José Manoel entre outros, ressaltamos ainda a presença dos familiares da Sra. Joana Delci Scheffmacher (in memorian) e de Márcia Mattos, que foram homenageadas, responsáveis pelo início dos trabalhos da Rede em Fraiburgo e a data de aniversário é dia 14 de agosto.

O local foi cedido pela Prefeitura Municipal, o contrato de cessão de uso foi assinado pela prefeita Claudete Gheller Mathias e o ato de entrega do espaço foi no 15 de setembro de 2018. O RFCC de Fraiburgo iniciou suas atividades a dez anos, a entidade é resultado do esforço de um grupo de voluntárias Fraiburguenses e do apoio e orientação da Rede Feminina Estadual. Agora com sede própria a RFCC continuará a desenvolver diversas ações para a conscientização do câncer, principalmente o de mama e colo do útero, além de apoiar as mulheres que já sofrem com as doenças.

De acordo com a presidente da RFCC de Fraiburgo, Iria Beal, “Este apoio da municipalidade é de extrema importância para nós da Rede pois o é algo fundamental para o seguimento dos trabalhos da rede, já que ela não possuía local definido. Segundo a prefeita, Claudete Gheller Mathias, esse é um momento importante da sua gestão. “São momentos como esses que me deixam mais feliz e grata pelo cargo que ocupo. “Poder colaborar com um trabalho de tão grande magnitude e ver o empenho dessas mulheres que acolhem outras, eu como mulher me sinto representada por todas vocês, e ao mesmo tempo transformando em utilidade para aquilo que a comunidade necessita, um espaço que será tão bem usado, é uma imensa satisfação”, afirma.

A revista Evva presta uma homenagem especial a todas as voluntárias, que não medem esforços para cumprir com seu dever. Sem o trabalho sério de vocês, de dedicação gratuita ao ser humano, a RFCC com certeza, não desempenharia o seu papel tão brilhantemente como o faz.