Projeto Gralha Azul será uma das novidades de Gramado em 2018

Sustentabilidade é o tema do momento em Gramado/RS. A cidade trabalha forte para se tornar cada vez mais um destino sustentável e promove ações para chegar ao patamar desejado neste quesito, principalmente com foco no Turismo

A Sustentabilidade também é um dos pilares da principal feira de negócios turísticos da América do Sul, que ocorre em Gramado no mês de novembro deste ano. É o FESTURIS Gramado – Feira Internacional do Turismo, que terá sua 30ª edição. O evento foca no tema  Sustentabilidade, tanto relacionada ao meio ambiente, quanto ao social e econômico. Além de ter o Espaço Sustentabilidade e Acessibilidade, a feira conta com ações como, por exemplo, o Plantio da Árvore da Integração, que ocorre todo o ano.

Gralha-Azul-FESTURIS-300x200 Projeto Gralha Azul será uma das novidades de Gramado em 2018

Buscando fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável da Região das Hortênsias, o FESTURIS está reativando o Projeto Gralha Azul, iniciativa de sucesso realizada durante os primeiros anos do evento, idealizada pelo Sr. Hélio Lima Duarte. “Fico muito alegre em ver o projeto Gralha Azul voltar. O objetivo do projeto foi fazer o turista se sentir parte integrante desta maravilhosa cidade, plantando uma araucária e depois retornar ao destino para ver o pinheiro que ele mesmo plantou”, destacou Hélio.

Para Marta Rossi o projeto será uma das novidades especiais da 30ª edição do FESTURIS. “Estamos reativando este belo projeto, criado pela antiga Soletur, que na época já se preocupava com o meio ambiente. Este projeto estava guardado com o Hélio e agora ele nos doou para que pudéssemos utilizar durante o FESTURIS. Vamos elaborar a maneira de como faremos o projeto Gralha Azul, mas com certeza será focado totalmente na sustentabilidade e preservação da natureza”.

O FESTURIS Gramado ocorre de 8 à 11 de novembro no Serra Park, em Gramado.O Projeto Gralha Azul provocou o plantio de centenas de araucárias

Idealizado pelo Sr. Hélio Lima Duarte, quando sócio da antiga Soletur, uma das maiores operadoras de turismo da América Latina, o Projeto Gralha Azul nasceu com o intuito de preservar a natureza, por meio do plantio de araucárias em Gramado. O nome do projeto faz referência à ave símbolo do Rio Grande do Sul, que durante o inverno, retira o pinhão, o transporta e enterra para estocar. Nesse processo, contribui para a fixação e distribuição das araucárias em diversas áreas.

Festuris_2017-1784-300x200 Projeto Gralha Azul será uma das novidades de Gramado em 2018

O projeto era realizado na fazenda da família Perini (proprietários do Hotel Serra Azul), localizada entre Gramado e Canela. Local para onde seu Hélio levava grupos de turistas para plantarem mudas de araucárias. Também, era realizado o projeto para o público infantil, no qual escolas de Gramado levavam as crianças para participar da atividade. Na época as mudas eram vendidas por R$ 2,00 cada, também eram comercializados copos, camisetas e souvenirs do projeto Gralha Azul. Além do cunho ecológico a ação também era beneficente, pois o valor arrecadado com a comercialização dos produtos era doado à um asilo da cidade de Gramado/RS.

Hélio-Lima-Duarte-226x300 Projeto Gralha Azul será uma das novidades de Gramado em 2018

Quem participava do projeto, recebia um certificado de participação “Sou turista Gralha Azul, estou ajudando o meio ambiente”. Até hoje muitos desses participantes expõe o certificado com orgulho em suas casas. Durante as duas primeiras edições do FESTURIS Gramado, a ação foi um sucesso, o que deve se repetir novamente em 2018. Durante a feira foram colocadas no local do evento placas fomentando a participação no projeto Gralha Azul, “Seja Turista Gralha Azul”.

SERVIÇO: FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo De 08 à 11 de novembro de 2018, Serra Park Gramado – RS www.festurisgramado.com.

Créditos fotos: Divulgação

cleardot Projeto Gralha Azul será uma das novidades de Gramado em 2018

Descubra mais sobre Evva

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Escrito por

Jerusa Soares: Jornalista Publicitária Sênior e especialista em Gestão de Tráfego. Desde 2008, atuo com marketing e conteúdo estratégico, abrangendo diversos segmentos como turismo, bem-estar, moda, alimentação, empreendedorismo, educação, esportes, política e e-commerce. Com uma experiência sólida de mais de 15 anos, ajudo empresas locais a aumentarem suas vendas por meio de estratégias de marketing digital bem elaboradas.

Especialidades:
Marketing Digital: Gestão de Tráfego para Anúncios Locais
Criativos para Stories no Instagram, Facebook e WhatsApp
Configuração do Google Meu Negócio

More From Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Categories Página Inicial

Parque Nacional do Iguaçu recebeu mais de 157 mil pessoas em setembro

Patrimônio Mundial Natural teve a visita de turistas de 114 países, consolidando-se como um dos…

Leia mais
Categories Página Inicial

Com mais de 4 mil pessoas associadas, Aviva está entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil no ranking GPTW

Premiação reconhece excelência em gestão da Aviva, que soma cerca de 4.270 pessoas associadas, forma…

Leia mais
Categories Blog

Escola do Legislativo de Itapoá realiza palestra sobre Meio Ambiente e Reciclagem

Itapoá (SC), 17 de setembro de 2025 – A Escola do Legislativo de Itapoá promoveu,…

Leia mais