O mês de junho é marcado por várias comemorações no Brasil, como Dia dos Namorados, Dia de São João, as tradicionais Festas Juninas, além do início do inverno, que começará no próximo dia 21, às 19h34, no horário de Brasília. O Início do Inverno 2018 começa às 07h07 (sem horário de verão) do dia 21 de junho de 2018; e termina em 22 de setembro de 2018, com o equinócio da primavera.
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski da NSC Total: “A semana termina sob a influência de um sistema frontal, ou seja, uma frente fria que é um sistema meteorológico que traz chuva e não frio como o nome sugere. Desta forma, vamos ter uma sexta-feira com chance de chuva a qualquer hora do Oeste a Serra. Nas outras regiões, as nuvens irão predominar permitindo só algumas aberturas de sol. A diferença é que a chance de chuva fica mais entre o meio/final da tarde para o início da noite. A chuva é mal distribuída, ou seja, só para algumas áreas. Chance maior para o Oeste, Serra e Sul.
Atrás da frente vem uma nova massa de ar frio. Ela já deverá trazer uma sexta de temperaturas baixas, mas isso só do Planalto para o Oeste.
FIM DE SEMANA COM ENTRADA DE AR FRIO
No fim de semana, há chance de chuva só na madrugada de sábado. Ao longo do dia, apesar de muitas nuvens, vamos ter aberturas de sol. Porém, ele só predomina no domingo. Em relação ao frio, ele estará presente todo o sábado só do Planalto ao Oeste. Nas outras regiões, a temperatura vai baixar na noite para domingo. Assim, este dia amanhece frio em todas as regiões tendo cada uma a sua intensidade. Na Serra, poderemos ter pontos com geada e temperatura negativa para terem ideia.
É SÓ O COMEÇO
Continuo chamando atenção de vocês que dentro da primeira quinzena de junho deveremos ter duas massas de ar frio. A segunda entre final do dia 5 para o dia 6. Esta muito intensa fazendo com que todas as regiões tenham frio de inverno. Como ela entra através do Oeste, deverá manter o frio pelo menos até próximo do dia 10.
Sul
A previsão é de que as chuvas ficarão acima da média na região Sul, com os maiores acumulados entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná. “No entanto, a maior parte da precipitação do mês ficará concentrada na primeira quinzena. Depois, ela passará a ficar restrita mais ao sul, entre os Estados gaúcho e catarinense”, adianta o meteorologista Celso Oliveira.
Outro destaque são as temperaturas mais baixas que o normal, principalmente no interior da região, com ondas de frio na primeira quinzena do mês.
Descubra mais sobre Evva
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.