Paixão pelo queijo colonial leva inspira a família Fraiburguense a investir em empresa de laticínios.
A família de Dalceno Pinz atua na agricultura familiar há muitos anos, na localidade de linha Brasília na cidade de Fraiburgo -SC. A partir do ano 2017 industrializou a fabricação do queijo colonial que antes era feito de modo artesanal. Começou fornecendo ao comércio local, mas logo a noticia da qualidade se espalhou e a produção precisou ser aumentada para tender a nova demanda. A partir de uma ideia simples iniciou-se a produção do queijo com a receita colonial, nascia o famoso: “queijo fresco da nona” que dona Natalícia vendia semanalmente nas feiras. No inicio a venda era feita para os vizinhos, amigos e parentes e quando foi otimizada a receita foram para o mercado industrial.
A produção caseira não tinha marca, mas realizou grandes conquistas, no resgate da
receita antiga ao um queijo industrial de alta qualidade. Em 2017 nasceu o
Lacticínio Frailact com a proposta de produzir em escala e manter o sabor tradicional.
As produções de queijos coloniais em ritmo industrial surgiu com a experiência que Alceno e Natalícia Pinz acumularam por mais de seis anos na venda do produto em uma feira de Fraiburgo.
“Começamos com um grupo de mulheres da Linha Brasília vendendo chás e ervas”, conta Natalícia, para em seguida, segundo ela, a venda incluir demais produtos à comercialização, entre eles, o queijo colonial, hoje produto da empresa de laticínios Frailact, fundada pela família Pinz em outubro de 2017.
A ideia de criar uma empresa totalmente legalizada começou “pelo mercado em si” e inspirado em uma mãe especialista na produção de queijos e que fez feira “durante sete anos”, contou Dalceno Pinz acompanhado da mãe Natalícia em uma entrevista concedida a Revista Evva. “A receita é de casa”, garante Natalícia “Aprendi com a minha mãe”, confidencia.
Instalada no bairro Linha Brasília, a Frailact possui 7 funcionários formados por familiares e indiretos, encarregados por um padrão de qualidade do produto derivado do leite. “Todo o leite processado passa por análises laboratoriais, de acordo com o sistema de inspeção estadual para que ele possa entrar em oferta”, garante Alceno, ao falar especificamente da qualidade e segurança dos produtos produzidos e comercializados.
CARATERÍSTICAS DO QUEIJO
É um queijo bem aromático e que derrete muito bem. Tem a cor amarelo palha e praticamente não tem crosta (casca). A textura é mais firme e borrachenta. Já o sabor é mais acidulado, levemente salgado. Ainda não percebe-se tanto o sabor amanteigado. É indicado para aqueles que gostam de queijos com sabor bem suave.
Descubra mais sobre Evva
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.