Lançado em Fraiburgo o programa Cidade Empreendedora

Um dos grandes motes deste Programa é desafiar, todos  os envolvidos, nossa cidade, a olhar o presente e projetar o futuro

       Por: Jehh Malinoski – Fotojornalista/Design       

Fraiburgo vivenciou na noite de 26/02 um momento muito importante ao lançar o programa Cidade Empreendedora em parceria com o SEBRAE/SC – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina.   O programa visa promover o desenvolvimento social e econômico dos municípios e a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em várias frentes através de diferentes Soluções.  Na abertura foi cantado o hino de Fraiburgo pela aluna Maria Eduarda Ribeiro acompanhada pelo professor “Edinho” do departamento de Cultura.  Com discursos breves: o secretário de desenvolvimento econômico de Fraiburgo, Georges dos Reis Santos e o gestor estadual do SEBRAE/SC, Diego Demétrio apresentaram para ao público alguns detalhes do que é o projeto que será implantado nos próximos dois anos. Segundo Diego “O objetivo do programa é aprimorar e fortalecer o ambiente de negócios, aproximando empreendedores, lideranças, entidades de classe, poder público e demais instituições para pensar de forma estratégica no desenvolvimento do município, formando assim, uma verdadeira aliança para o crescimento de Fraiburgo”.

Georges afirmou que:” Um dos grandes motes deste Programa é desafiar, todos que aqui estão, todos os envolvidos, nossa cidade, a olhar o presente e projetar o futuro com coragem e criatividade. Estes serão os ingredientes básicos que farão a diferença.  Não será fácil a execução do programa nestes quase dois anos, pois exige mudança de postura e atitude de todos nós, mas para fazer a diferença é preciso de coragem e iniciar as mudanças necessárias.  O secretário exemplificou a importância desta mudança citando o grande líder pacifista Mahatma Ghandi: Seja a mudança que quer ver no mundo”.

Para finalizar as ações da noite a prefeita Claudete Gheller Mathias reafirmou que o momento é muito importante para o município. Agradeço aos senhores vereadores que votaram favoravelmente no projeto, pois “ter ideias enviar ao legislativo e não sem aprovado, os projetos morrem”. Estamos otimista que o projeto possa criar este ano em torno de 600 empregos diretos em Fraiburgo. Este olhar que temos e a vontade de fazer com que Fraiburgo cresça, desenvolva, queremos ser um município que cresce através de serviços e com a ajuda do SEBRAE/SC, tenho certeza que teremos condições de desenvolver muito, de enxergar muito mais, iremos passar dois anos juntos com pessoal do SEBRAE/SC.  Quando assumimos, nós tínhamos até noventa dias para a abertura de uma empresa. Hoje já é possível abrir em três dias.  Temos desburocratizado o sistema ao máximo, mas queremos mais, Fraiburgo precisa mais, precisamos de agilidade, para fazer com que toda a população tenha resultados e eu só acredito em resultados, onde economia, poder público e poder privado andarem juntos”. Finalizou a prefeita Claudete.

O projeto ocorrerá em dois anos de trabalho, divididos em 2.300 horas envolvendo todas as secretarias do município. Dezesseis consultores do Sebrae irão prestar apoio na estruturação da gestão e governança por meio de estudos e planejamento. Serão desenvolvidas ainda ações voltadas a Educação e de incentivo ao empreendedorismo.