fbpx

Evva FotoBlog

Turismo de Experiências e Comunicação

Passeio de Maria Fumaça no Vale Europeu em Apiúna

Passeio de Maria Fumaça no Vale Europeu em  Apiúna

Passeio de Maria Fumaça no Vale Europeu em Apiúna

O passeio da Estrada de Ferro Santa Catarina, em Apiúna no Vale Europeu  é realizado com uma locomotiva a vapor do ano de 1920. Partindo da localidade chamada Subida, a uma altitude de 116 metros. São percorridos 2,8 quilômetros de trajeto, passando por um túnel de 68 metros de extensão, uma ponte em arco românico e uma passagem superior.

No cenário é possível ver a mata atlântica preservada, paredões de pedra e as corredeiras do rio Itajaí-Açu, na área onde ocorre a prática de rafting. No trecho final do passeio, o trem entra na Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, onde os passageiros ganham uma pequena palestra sobre a história da ferrovia em SC.

Retornando para plataforma após a palestra. A duração do passeio é rápida, cerca de 45 minutos. Por isso ele é feito mais de uma vez por dia, em seis horários diferentes, sempre entre 10h e 15 horas. A maria-fumaça sai da estação que fica na Estrada-Geral Subida. Para chegar, vá pela BR-470. O acesso fica no Km 113, na cabeceira da ponte do rio Itajaí-Açu.

Por ser um passeio mais rápido também custa mais barato: R$ 35 por pessoa e crianças até cinco anos de idade não pagam. Para mais informações, acesse o site da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, ou pelo (47) 3353- 6090 e no e-mail: efsc@abpfsc.com.br .

Datas dos passeios até Dezembro de 2019

14 e 21 de julho | 18 de agosto | 15 de setembro | 13 de outubro |10 de novembro |  15 de dezembro.

Texto adaptação: NSC total | Fotografias: Jerusa Malinoski – Fotojornalista/Editora Evva

Agência Evva

Agência Evva

Evva Foto Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *